entrarcursos em Porto Alegre

Aprender Web Design

Aprender web design é aprender a criar sites para a web e para dispositivos móveis com design profissional. Mas isso é muito mais amplo do que pode parecer a primeira vista.

Vamos apresentar um pouco sobre as habilidades e atividades envolvidas nesta área de atuação profissional.

Aspecto Visual do Site

Existem dois aspectos do Web Design que o tornam muito semelhante a outras atividades de Design Gráfico. Um deles é o aspecto da criação visual, escolha de cores, fontes, diagramação dos elementos, uso de ferramentas de tratamento de imagens, como o Photoshop, seleção de imagens para compor o layout.

Sob esta ótica, o site é um trabalho gráfico como um outdoor, um anúncio, um folder, e as mesmas bases teóricas essenciais para a formação de um Designer Gráfico também são importantes aqui.

Definição da Mensagem e Objetivos do Site

Um segundo aspecto no qual a construção de um site é muito semelhante a criação de uma peça gráfica é na definição dos objetivos a serem atingidos. Seja um site, seja um folder, seja um cartão, todo elemento de Design deve buscar objetivos claramente identificados e alinhados com os objetivos estratégicos da empresa. Busca-se aumentar as vendas? Garantir a fidelidade dos clientes atuais? Associar um conceito a marca? etc. Na verdade, são estas definições que guiarão o design do site em si.

Interação com o Usuário

Um aspecto bastante particular do trabalho do Web Designer é a interação com o usuário. Embora utilizando os mesmos conceitos clássicos do Design, o site tem um aspecto particular por permitir que o visitante seja um participante ativo, podendo preencher cadastros, efetuar compras, colocar comentários, curtir, repassar informações para amigos, etc. Como é um elemento fundamental de sites modernos, a interação com o usuário dá ao trabalho do web designer uma dimensão e complexidade adicionais.

Domínio das Tecnologias Envolvidas

Outras áreas do Design Gráfico também sofrem impactos de tecnologias. Um trabalho de design, hoje, envolve uso intensivo de computador e ferramentas gráficas, diferenciando-o, neste aspecto, da ativiade de um profissional poucas décadas atrás.

Em nenhuma outra área do Design, porém, o impacto da tecnologia é tão visível quanto no Web Design. A cada poucos anos, as linguagens, ferramentas, melhores práticas e técnicas utilizadas para a construção de sites mudam radicalmente. Por exemplo, há bem poucos anos costumava-se criar sites pensando em como se comportariam em duas ou três resoluções padrão de monitores. Hoje, um site precisa ser pensado para se adaptar a todo tipo de dispositivo e dimensões, em função da popularização dos dispositivos móveis. Isso mudou radicalmente a forma como sites são construídos.

Outro exemplo são sites em Flash, que, com a mesma velocidade que se popularizaram, cairam em desuso, obrigando web designers especializados em sites Flash a se reinventarem e recomeçarem quase do 0 a sua especialização em construção de sites.

Enquanto existe uma certa estabilidade nas ferramentas utilizadas para criar um folder, um cartão de visitas, etc., o profissional de Web Design precisa continuamente se adaptar a mudanças radicais em linguagens e ferramentas utilizadas para desenvolver sites.

Para saber mais como é a formação de um Web Designer em um Extensivo Online Alfamídia, visite nossa página do Extensivo Alfamídia, um Curso Online em Design e Web Design.