Correções de Imagem
entrarCursos Porto Alegre   (51)3024-0730 

Correções de Imagem

Ao bater uma foto, os fotógrafos buscam as condições ideais de luz. Com isto, é possível planejar os níveis de cor, brilho, luminosidade, foco, etc. Acontece que nem sempre uma imagem tem estes elementos ajustados. Por este motivo, uma das primeiras preocupações no tratamento de imagens é com os ajustes de cor e luz.

Verificação

O primeiro passo do tratamento de imagem é a verificação. Deve-se descobrir quais aspectos da imagem apresentam problemas e precisam ser melhorados. Para isto podemos contar com a ajuda do painel Histogram. Encontramos ele no menu WINDOW > HISTOGRAM.

Este gráfico ilustra como os pixels em uma imagem são distribuídos criando um gráfico do número de pixels em cada nível de intensidade de cor. O histograma mostra detalhes nas sombras (mostrados na parte esquerda do histograma), tons médios (mostrados no meio) e realces (mostrados na parte direita). Um histograma pode ajudar a determinar se uma imagem possui detalhes suficientes para fazer uma boa correção. Observe os exemplos abaixo:

O gráfico abaixo mostra uma imagem que possui muitos tons claros, poucos tons médios e nada de escuros. Quando isto acontece, a imagem fica muito clara, como se estivesse exposta a grande quantidade de luz. Observe como isto se reflete nesta foto.


No exemplo seguinte, observamos um gráfico com grande quantidade de tons médios, e praticamente nada de tons claros ou escuros. Observe como a imagem fica sem contraste.


Na terceira imagem podemos observar todo o gráfico pendendo para a esquerda, o que quer dizer que é uma imagem que tem muita quantidade de tons escuros, poucos tons médios e nada de claros.


Normalmente uma imagem está equilibrada quando seu gráfico é equilibrado, como no exemplo ao lado.


Ajustes

As ferramentas de ajuste de cores do Photoshop funcionam mapeando uma faixa de valores de pixels para uma nova faixa de valores. A diferença entre as ferramentas está na intensidade de controle que elas oferecem e na forma como são aplicadas. Através do menu Image > Adjustements é possível obtrer uma visão geral das ferramentas de ajuste de cor e de luz.


Importante: um ajuste não precisa ser necessariamente aplicado a toda uma imagem. É possível selecionar partes de uma imagem, de forma que a aplicação dos ajustes que serão mostrados será apenas na parte selecionada.

É recomendável remover todas as falhas da imagem, como pontos de poeira, manchas e rabiscos, antes de fazer ajustes de cores e de tons.


Levels

Um dos ajustes mais importantes que uma foto pode receber é o Levels. O encontramos em Image > Adjustments > Levels (CTRL+L)

Ajusta o equilíbrio de cores definindo a distribuição de pixels para canais de cores individuais. É possível usar o ajuste de Levels (Níveis) para corrigir o intervalo de tons e o equilíbrio de cores de uma imagem, ajustando os níveis de intensidade das sombras, tons médios e realces da imagem. O Histogram Levels atua como um guia visual para o ajuste de tons de registro da imagem.

A maneira mais fácil de utilizarmos é movendo as 3 setas que se encontram abaixo do gráfico. Cada uma representa uma faixa tonal.

Movendo-as podemos alterar a quantidade de luz na imagem.

Se o menu Preview estiver ativo, podemos ver as mudanças instantaneamente.

Se movermos a seta preta agiremos apenas nos tons escuros da imagem. Movendo a cinza, nos tons médios. E movendo a branca nos tons claros.

Podemos ainda acrescentar luminosidade e escuridão utilizando a barra Output Levels que se encontra abaixo, no painel.

Curves

Este ajuste é muito similar ao Levels, com a diferença que a maneira de utilização é mais complexa, mas os resultados e mais preciso.

O ajuste Curves fornece até 14 pontos de controle para ajustes de realces, tons médios e sombras de canais individuais, enquanto o Levels possui somente três ajustes (ponto branco, ponto preto, gama).

É possível usar Curves o intervalo de tons inteiro de uma imagem. O ajuste de Curves permite que você ajuste pontos por todo o intervalo de tons de uma magem (de cores a realces). Também é possível usar as Curvas para fazer ajustes precisos em canais de cores individuais de uma imagem. É possível salvar as configurações de ajuste de Curvas como predefinições.


Este ajuste se encontra no menu Image > Adjustments > Curves (CTRL+M)

Movendo a linha sob o gráfico podemos ter um controle total da imagem.

Basta clicar e arrastar.

Quando chegarmos mais perto das regiões de cima e da direita, mais escurecida fica a imagem.

A imagem abaixo mostra um ajuste, aonde uma foto foi clareada. Para isto, a linha do gráfico é puxada para cima

Observe alguns outros resultados:


Color Balance

Utilizamos o Color Balance para corrigir distorções de cor em uma imagem, ou para mudarmos totalmente a sua cor. Esta opção é muito utilizada para a recuperação de fotos antigas que sofreram modificações de cor com o tempo. Esta opção encontra-se no menu image > adjustments > color balance (CTRL+B)

Utilizando três opções da parte de baixo da janela, escolhemos se a ação se dará nas áreas escuras (shadows) nas médias (midtones) ou nas claras (highlights).


Hue/Saturation

O Hue/Saturation (Matiz/Saturação) permite ajustar o matiz, a saturação e o brilho de um componente de cor específico em uma imagem ou ajustar simultaneamente todas as cores em uma imagem.


- Matiz (Hue) - Cor da imagem. Quando modificamos a matiz a cor é alterada a partir do disco de cores.

- Saturação (Saturatio) - Quantidade de cor. Quanto maior, mais a cor se torna forte. Se está no mínimo temos uma imagem similar ao preto e branco.

- Luminosidade (Lightness) - Quantidade de luminosidade.

O Hue/Saturation é ótimo para ajustes finos de cores em uma imagem CMYK de forma que elas fiquem dentro do *gamut de um dispositivo de saída.

Esta opção encontra-se no menu image > adjustments > hue/saturation (CTRL+U)

Brightness/Contrast

Ajusta o brilho e o contraste de uma imagem. Ao aumentarmos o brilho, a imagem ganha presença de claridade, como se estivesse iluminada.

Ao aumentarmos o contraste, aumentamos a diferença de cores de uma imagem, fazendo com que ela ganhe mais profundidade.

Esta opção encontra-se no menu image > adjustments > brightness/contrast

Exposure

Ajusta a tonalidade ao executar cálculos em um espaço de cor linear. A exposição é utilizada principalmente para imagens HDR.

Esta opção encontra-se no menu image > adjustments > exposure.

Exposure - Exposição a luz. Modificando este menu aumentamos ou diminuimos a exposição.

Offset - Quantidade de área exposta à luz.

Gamma Correction - Gama de cor exposta à luz.

Vibrance

Com este ajuste podemos aumentar com mais intensidade a saturação de cores menos saturadas em uma imagem. Serve para igualar a faixa de saturação de imagens. Por exemplo: se temos uma imagem com um vermelho forte e outro fraco, este menu vai aumentar com mais intensidade o vermelho fraco.

A vibratibilidade também previne os tons de pele de se tornarem muito saturados e criar imagens com tonalidades frias.

Esta opção encontra-se no menu image > adjustments > vibrance.

Vibrance - Escolhe-se a faixa de vibração de cor.

Saturation - Quantidade de cor na faixa tonal escolhida na opção acima.

Black and White

Tem a propriedade de deixar a imagem com aparência de monocromática.

Este ajuste permite ao usuário escolher como será a aparência desta imagem em preto e branco, a partir da manipulação das cores originais. Escolhe-se a quantidade de preto ou branco que cada canal de cor vai receber.

Esta opção encontra-se no menu image > adjustments > black and white.