Curso Conceitos de Game Design
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Conceitos de Game Design

Este curso fornece uma base conceitual do desenvolvimento de jogos de forma profissional. Direcionado para quem busca atuar como parte de uma equipe que desenvolve jogos, ou mesmo quem desenvolve de forma autônoma, o curso apresenta as terminologias, procedimentos, conceitos e aspectos teóricos do desenvolvimento de jogos digitais.

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Conteúdo Programático

Aula 1
- Documentação - GDP / GDD
- GDP: Passo a passo
- Doc #1 - Game Design Proposal
- GDP: Alto conceito
- Gênero
- Gameplay
- Mundo
- Roteiro - Plot
- Features (Ganchos)
- Público-Alvo
- Plataforma
- Análise competitiva
- Equipe
- Cronograma
- Orçamento

Aula 2
- Doc #2 - Game Design Document
- GDD: Passo a passo
- Capa / Índice
- Introdução
- Gameplay
- Controles
- Interface - HUB
- Interface - Menus
- Elementos
- Level Design
- Arte
- Tecnologia
- Mercado
- www.vgchartz.com
- Apêndice A: Lista de conteúdo
- Apêndice B: Histórico de revisões
- Power dicas
- Interface: Menus, hud e feedback
- Design de interfaces
- Mapeamento
- Gestos multi-touch e aprendizagem
- Feedback
- De onde vêm as boas ideias
- Imagens
- Criatividade: Como estimular?
- Brainstorm: O que é?
- Brainstorm: como ter ideias?
- Exercício - Brainstorm
- Público-alvo
- Homens x Mulheres
- Jogadores mid-core
- Jogar: Uma experiência
- Jogar: Uma experiência [2]

Aula 3
- Tutorial como treinar baleias
- Esforço x Feedback
- Recompensas
- Punições
- Curvas de interesse
- Pra que serve? Onde encontro?
- Gráfico
- Fórmula
- Curvas em fractais
- E3 2013: Microsoft x Sony
- Exemplo de curva de interesse - Steve Jobs
- Toda regra tem o seu Tarantino

Aula 4
- Balanceamento
- Jogos simétricos
- Pedra x Papel x Tesoura
- Jogos assimétricos
- Curva de dificuldade x habilidade
- Desafios
- Jornada de desafios
- Jornada de desafios: Passos
- Escolhas significativas
- Tabelas
- Regras

Aula 5
- Narrativa e personagens
- Mundo comum
- Chamado à aventura
- Recuso ao chamado
- Encontro com o mentor
- Travesia do umbral
- Testes, aliados e inimigos
- Aproximação do objetivo
- Provação máxima e conquista de recompensa
- Caminho de volta, depuração e retorno transformado
- Micro e macro ambientes
- Personagens: Arquétipos

Aula 6
- Óculos de realidade virtual - Parte 1
- Óculos de realidade virtual - Parte 2
- Financiamento coletivo

Aula 7
- Sites de jogos - Splitplay
- Sites de jogos - Desura
- Sites de jogos - Nuuvem e Steam
- Sites de jogos - Hoplon e Taikodom
- Sites de jogos - Aquiris
- Sites de jogos - Otus e Miniboss
- Sites de jogos - Behold Studios e Toren
- Sites de jogos - Rockhead Games e TawStudio
- Sites de jogos - Duaik e QuByte
- Sites de jogos - Ilusis, JoyMasher e Playstation