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Texturas e Aplicações em Objetos 3D

Através de recursos de aplicação de texturas na superfície de objetos tridimensionais, é possível produzirmos imagens muito mais realísticas. Esta é a primeira das disciplinas de textura, e aborda desde conceitos básicos até a implementação prática em ferramentas de modelagem 3D.

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Apostilas Gratuitas:

Apostilas gratuitas da Alfamídia relacionadas:
- Apostila de 3ds Max
- Apostila de 3ds Max - Modelagem de Produtos
- Apostila de Introdução ao PHP

Cursos Vinculados:

Este curso está presente nos seguintes extensivos online:

- Design e Animação 3D


Conteúdo Programático

Aula 1
- O que é textura?
- Fazendo um muro no 3D Max e texture tileable seamless bricks
- Aplicando textura no muro
- bump map vs displacement map
- Explicando o bump map
- bump map na prática
- Material e luz
- Refletion

Aula 2
- material vray, material standard e material mental ray
- Editando as esferas, utilizando VRaySun
- Reflection
- Glossiness
- Index of reflection
- Procedurais
- Aplicando a mesma textura em vários objetos
- Diferença entre uma textura seamless e um textura que não é seamless
- Dimensão
- Trabalhando com uma box
- Trabalhando com um cilindro
- Trabalhando com uma esfera
- Aplicando reflexão
- Manipulando o material
- Criando uma textura
- Opacidade
- Bump e blur
- Specular e alterando a textura
- Trabalhando com Reflect e Bump
- Iluminação indireta
- Ajustando o reflexo do chão
- Manipulação de cores

Aula 3
- Default Scanline e Custom UI and Defaults Switcher
- Configurações do 3D Max e aplicação de textura simples
- Iluminação e alteração da cor do bule
- Página de ajuda do 3D Max
- Shader basic parameters e blinn basic parameters
- Specular level
- Reflexo e opacidade
- Ambient color e ambient light
- Global lighting e ambient light
- Conceitos teóricos sobre ambiente light
- Pondo os conceitos sobre ambiente light em prática
- Diferenças entre o phong e o blinn
- Brilho
- Wine
- Filtragem, subtração e adição de cores
- Amt
- Reflection dimming
- Dimming, super sampling, samples e sub div
- Trabalhando com um mapa checker e mostrando as ferramentas do super sampling
- Mapas
- Tale e Tailing
- Planificando a textura
- Opções do mapping
- Noise
- Parâmetros Checker