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Modelagem 3D com 3ds Max

Neste curso online o aluno terá conteúdos básicos e avançados de 3ds Max. No curso serão mostrados aspectos de modelagem, textura, rendering, animação, com o uso da ferramenta 3ds Max.

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Conteúdo Programático

Aula 1
- Apresentação
- Começando a modelar no 3D Max 2012
- Snaps Toggle e Angle Snap Toggle
- Trabalhando com linhas
- Primitivas 3D, sub objetos e ferramentas de modelagem
- Ferramentas de modelagem 3D
- AEC Objects
- Curva de níveis
- Editor de material
- Editor de material - Parte 2
- Iniciando a modelagem de um quarto
- Modelando o piso e o teto do quarto
- Cameras do 3D Max
- Ajustando o gama
- Criando a iluminação
- Criando a iluminação - Parte 2
- Configuração dos fotons
- Importação dos móveis
- Modelando o detalhamento da parede

Aula 2
- Apresentação do 3ds Max 2016
- Viewports e menus
- Criando um sólido na viewport
- Standard primitives
- Iniciando uma cena

Aula 3
- Parâmetros das standard primitives
- Extended primitives
- Portas e janelas
- Escadas
- Renderizando e salvando

Aula 4
- Primitivas stander
- Modificadores básicos das primitivas do 3D Max
- Ferramentas de modelagem
- Modelagem de objetos
- Shapes
- Modelando um abajur
- Modelando um abajur - Parte 2
- Modelando um outro modelo de abajur

Aula 5
- Operações booleanas
- Modelando uma mesa
- Modelando uma mesa - Parte 2
- Peças cilindricas
- Modelando um cone
- Modelando um dado
- Modelando uma corda
- Modelando uma corda - Parte 2
- Modelando uma corda - Parte 3
- Modelando uma corda - Parte 4

Aula 6
- Modelando o batman
- Animação
- Animação - Parte 2
- Modelando um helicóptero
- Modelando um helicóptero - Parte 2
- Criando uma vinheta
- Criando uma vinheta - Parte 2
- Passeio virtual
- Simulação física

Aula 7
- Foto montagem
- Foto montagem - Parte 2
- Modelagem de grama
- Distribuição de objetos pela cena
- Modelagem de tecidos
- Modelando um vaso
- Modelando um vaso - Parte 2
- Criação de pelos
- Modelando uma montanha

Aula 8
- Apresentação
- Projeto do que sera modelado
- Importação da planta baixa do banheiro
- Criação das paredes do banheiro
- Criação do piso e do teto do banheiro
- Criação de um detalhe no teto e modelagem da janela
- Criação da camera
- Importação dos objetos do banheiro
- Criando o espelho
- Criação da iluminação
- Criando um material de vidro
- Criando um material de vidro - Parte 2
- Criando um material de vidro - Parte 3
- Modelando o armario
- Ajustando a sombra do sol
- Criação do material cromado do chuveiro
- Criação de material: Privada e piso do box
- Criação de material: Textura de pastilha para as paredes
- Criação de material: Pia
- Criação de material: Piso
- Importação de objetos de decoração
- Importação do manequim de uma pessoa
- Ajustando o box
- Renderização
- Ajustando a cena
- Ajustando a cena - Parte 2
- Ajustes de iluminação

Aula 9
- Importação da cena base feita no Revit para o 3D Max 2014
- Criação da camera
- Configurando a camera
- Colocando material de vidro na porta e criando o piso
- Criando a textura da parede
- Criando a textura da parede - Parte 2
- Criando a textura da parede - Parte 3
- Importação de objetos da cozinha
- Criação da textura do balcão
- Criação do material do fogão
- Importação de mais objetos da cozinha
- Criação da pia
- Importação de uma geladeira para cena
- Importação de outros objetos para cena
- Importação de objetos de decoração para cena
- Incluindo textura nos objetos
- Importação dos demais objetos
- Criação de um tampo de vidro
- Analisando a renderização da cena
- Realizando os ajustes necessários na cena
- Analisando novamente a renderização da cena
- Configurações de render utilizadas
- Criação da iluminação interna
- Ajustando o reflexo da luz
- Ajustando o contraste da cena
- Ajustando a camera
- Ajustando a textura do fogão
- Realizando a pós-produção da cena
- Renderização noturna de toda a cena
- Realizando a pós-produção da cena após a última renderização

Aula 10
- Introdução a Lowpoly

Aula 11
- Shapes

Aula 12
- Loft

Aula 13
- Edit Poly

Aula 14
- Aula de Revisão

Aula 15
- O que é textura?
- Fazendo um muro no 3D Max e texture tileable seamless bricks
- Aplicando textura no muro
- bump map vs displacement map
- Explicando o bump map
- bump map na prática
- Material e luz
- Refletion

Aula 16
- material vray, material standard e material mental ray
- Editando as esferas, utilizando VRaySun
- Reflection
- Glossiness
- Index of reflection
- Procedurais
- Aplicando a mesma textura em vários objetos
- Diferença entre uma textura seamless e um textura que não é seamless
- Dimensão
- Trabalhando com uma box
- Trabalhando com um cilindro
- Trabalhando com uma esfera
- Aplicando reflexão
- Manipulando o material
- Criando uma textura
- Opacidade
- Bump e blur
- Specular e alterando a textura
- Trabalhando com Reflect e Bump
- Iluminação indireta
- Ajustando o reflexo do chão
- Manipulação de cores

Aula 17
- Default Scanline e Custom UI and Defaults Switcher
- Configurações do 3D Max e aplicação de textura simples
- Iluminação e alteração da cor do bule
- Página de ajuda do 3D Max
- Shader basic parameters e blinn basic parameters
- Specular level
- Reflexo e opacidade
- Ambient color e ambient light
- Global lighting e ambient light
- Conceitos teóricos sobre ambiente light
- Diferenças entre o phong e o blinn
- Brilho
- Wine
- Filtragem, subtração e adição de cores
- Amt
- Reflection dimming
- Dimming, super sampling, samples e sub div
- Trabalhando com um mapa checker e mostrando as ferramentas do super sampling
- Mapas
- Tale e Tailing
- Planificando a textura
- Opções do mapping
- Noise
- Parâmetros Checker

Aula 18
- While
- Falloff
- Trabalhando com o mental ray
- Níveis de reflexão
- Glossiness
- Glossy Samples
- Transparência
- IOR
- Cor e reflexo
- Reflexo
- Fast (interpolation)
- Highlights +FG only

Aula 19
- Começando a trabalhar com iluminação
- Editando a sombra
- Standard Lights
- Projetando uma imagem
- Alterando o tipo de iluminação
- Renderização

Aula 20
- Sombras
- Area Shadows Rollout
- Optimizations Rollout
- Quadtree
- Degrade

Aula 21
- Criando uma cena e trabalhando com a iluminação
- Trabalhando com várias luzes
- Lumen
- Dimming
- Trabalhando com a iluminação de um bule
- Contraste

Aula 22
- Trabalhando com a iluminação de um bule e criando um novo cenário
- Trabalhando com a iluminação externa do cenário
- Trabalhando com a iluminação interna do cenário
- Continuação da iluminação interna do cenário e começando a trabalhar em um novo cenário
- Fazendo iluminação em um bule e em uma viga
- Continuação da iluminação em um bule e em uma viga e fazendo a iluminação de várias caixas

Aula 23
- Criando uma nova cena e explicando como importar uma aplicação feita em outra cena
- Aplicando a iluminação na cena e pesquisando sobre intensity
- Incluindo uma caixa e continuando a aplicação da iluminação na cena
- Aplicando textura em uma parte da cena e continuando a aplicação da iluminação
- Aplicando reflexo em uma esfera e incluindo um bule na cena e continuando a aplicação da iluminação
- Criando um novo cenário e incluindo o cenário anterior no interior desse novo cenário

Aula 24
- Coloração
- Night color
- Aplicando iluminação de câmera
- Aplicando iluminação do sol e a iluminação interna do cenário
- Efeitos de câmera
- Iluminação de um cenário com bules
- Coloração de um cenários com bules
- Aplicando textura de grama

Aula 25
- Abertura de portas e janelas
- Materiais
- Móveis
- Luzes

Aula 26
- Criação e configuração da camera
- Configuração de render
- Criação da iluminação solar
- Configuração da iluminação solar
- Configuração da camera
- Criação das janelas
- Criação da texturização do guarda corpo da sacada
- Criação da texturização das paredes externas da casa
- Criação da texturização da pedra filete
- Criação da textura das vigas e do telhado
- Criação da textura da mureta de pedra
- Criação da textura do deck
- Criação da textura da piscina
- Criação de grama
- Criação de grama - Parte 2
- Criação de grama - Parte 3
- Criação de grama - Parte 4
- Criação de grama - Parte 5
- Criação dos materiais da piscina
- Criação dos materiais da piscina - Parte 2
- Criação da textura da água
- Criação da textura dos objetos em volta da piscina
- Criação do mapeamento dos troncos de madeira
- Criação da texturização da área em volta da piscina
- Trabalhando com as lajotas externas
- Criação da textura das luminárias
- Realizando ajustes na cena
- Criação do material do lago
- Inserindo a vegetação
- Realizando novos ajustes na cena
- Antes de depois dos ajustes
- Inserindo os móveis na cena
- Sistema de humanização
- Incluindo na cena o sistema de humanização
- Criação do sistema de grama
- Posicionamento das câmeras
- Configurando a renderização
- Analise de problemas ocorridos e caracteristicas da imagem
- Ajustando as imagens no Photoshop
- Incluindo pessoas na piscina
- Começando o projeto noturno
- Criação de iluminação HDR
- Criação de luzes dentro da piscina
- Ajustando a iluminação
- Ajustando a iluminação - Parte 2
- Criação da iluminação interna
- Realizando ajustes na iluminação da cena
- Comparando o antes e depois dos ajustes de iluminação
- Ajustando a escada interna
- Realizando pós produção no Photoshop
- Realizando testes de render
- Realizando o pós produção em outra imagem
- Transformando o projeto para diurno
- Realizando o pós produção no projeto diurno

Aula 27
- O que é renderização?
- Aplicando renderização
- Sombra
- Câmera
- Luminosidade

Aula 28
- Criando um cenário interno
- Editando um cenário interno
- Finalizando um cenário interno